Primeiro e segundo Livros dos Reis

terça-feira, 29 de julho de 2008

2.5- Primeiro e segundo livro de Reis

Apresenta Jesus Cristo como Nosso Rei

Considerações Gerais

Semelhantemente ao caso dos livros de Samuel, os livros dos Reis eram originalmente um só no cânon judaico. No cânon cristão os dois livros se localizam logo após os livros de Samuel, na divisão dos livros históricos. O seu conteúdo é uma continuação da história narrada nos livros de Samuel, relatando a retirada do reino de Israel das mãos de Salomão (sucessor de Davi) por etapas sucessivas. Também se mostra neles uma interpretação profética da história do povo a qual é seletivamente escrita, a dizer, o autor escreveu na perspectiva profética, relatando somente certos episódios da história, os quais foram considerados decisivos.

Quanto a sua autoria

O autor é desconhecido. Porém sabemos que este fez uso de registros, três dos quais ele mencionou por nome:

1) O livro da história de Salomão (1 Rs 11:41);

2) O livro da história dos reis de Israel (1 Rs 14:19; 22:39; 2 Rs 10:34; 14:28; 15:31);

3) O livro da história dos reis de Judá (1 Rs 14:29; 15:23; 2 Rs 12:19; 20:20; 23:28)

Estes registros eram compilações de atos diversos dos personagens mencionados, e que teriam sido compilados por homens profetas de Israel e Judá tais como Natã, Abias, Jeú e Isaías, segundo 2 Crônicas 9:29; 12:15; 13:22; 20:34; 26:22.

Seu tema

A Glória do Reino de Salomão e o Grande desafio da Idolatria. O Grande Julgamento do Senhor sobre Israel e Judá devido a Idolatria.

Objetivos

Os livros de Reis apresentam dois tipos de Objetivos. Um Literário e outro religioso.

a) O objetivo literário do autor era completar a história do reinado de Davi, a qual se inicia nos livros de Samuel escritos 400 anos antes aproximadamente. Como o segundo livro de Samuel terminou com Davi comprando o local do templo, 1 Reis se inicia com Salomão preparando a construção do templo e 2 Reis continua a história até a destruição do templo.

b) O objetivo religioso é relacionar a história à observância da aliança. O autor procurava enfatizar para a nação que marchava para o cativeiro em 586 a.C, a conexão inseparável entre obediência e benção, e entre desobediência e maldição. Em contraste com o livro de Crônicas que tiveram por finalidade encorajar os humildes, os livros de Reis dão forte ênfase à necessidade de arrependimento e resposta de Deus da Aliança, de modo que a restauração pudesse ser efetuada.

0 Comments: