Primeiro e segundo livros de Samuel

terça-feira, 29 de julho de 2008

2.4- Primeiro e Segundo Samuel

Apresenta Jesus Cristo como nosso Rei

Considerações Gerais

De acordo com o cânon judaico os dois livros de Samuel eram originalmente um só, e foram designados pelo nome de seu primeiro herói, Samuel. A divisão em dois livros teve origem com a Septuaginta, ficando assim também estabelecido no cânon cristão. Os dois livros de Samuel falam do fim do tempo do livro Juízes e dos primórdios da monarquia sob Saul e Davi. Parece que seu propósito era registrar a fundação da monarquia hebraica. Relatam, portanto, a carreira de Samuel, consagrador de reis, a carreira de Saul, o rei infiel, que abandonou a aliança, se transformou em tirano; e a carreira de Davi, rei verdadeiramente teocrático, que fundou a dinastia permanente e válida de cuja descendência surgiria o Messias.

Quanto a sua autoria

Embora os recebam o seu nome por ele ser a figura principal dos primeiros capítulos, Samuel não poderia ter escrito mais do que uma parte de 1 Samuel, uma vez que sua morte é relatada em 1 Samuel 25:1). Além disso muitos outros eventos posteriores também são relatados (1 Sm 25:2-31. 13 a 2 Sm 24). A menção dos “reis” de Judá em 1 Sm 27:6 mostra que o reino já estava estabelecido e tinha havido um cisma (2 Reis 12:17,19). É provável que o livro tenha sido escrito algum tempo depois do cisma do reino e da morte de Salomão. Em 1 Cr 29:29 e 2 Cr 9:9; 29:25 se diz que os profetas Samuel, Natã e Gade escreveram narrativas de suas atividades.

O caráter do reino foi escrito por Samuel (1 Sm 10:25). Estes escritos históricos e outros, incluindo poesias e cânticos (por exemplo 2 Sm 1:18ss; 3:33-34; 22:1-5) teriam sido acessíveis ao autor.

Seu tema

O seu tema é o estabelecimento do reino de Israel (1 Sm 8:1,4-7,22; 10:24-25; 11:15; 2:1,6-15; 13:13-14; 16:1,13; 2 Sm 5:3,12; 17:16; 12:13-15,20,22).

Objetivo

O objetivo dos dois livros de Samuel é de apresentar a história do desenvolvimento de Israel desde um estado de anarquia até um estado de monarquia teocrática. Dá uma descrição religiosa do crescimento da nação, mostrando a futilidade da tentativa de unificação e crescimento nacional por esforço e liderança humanos, bem como o grande poder e prestigio de uma nação fundada em princípios teocráticos sob um rei indicado por Deus. O motivo dominante é a gloria e o poder de uma nação que corresponde ao Senhor soberano.

Ensinos dos livros de Samuel

1º Precisamos dar prioridade a proclamação da vontade do Senhor (1 Sm 7:3)

2º Precisamos dar prioridade ao ministério da intercessão (1 Sm 7:5-9)

3º Precisamos exercitar a disciplina da gratidão a Deus (1 Sm 7:12)

4º Precisamos desenvolver o princípio da dedicação (1 Sm 7:15-17)

5º Precisamos manter viva a chama da devoção a Deus (1 Sm 7:17).

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