terça-feira, 29 de julho de 2008
2.3- Livro de Rute
Apresenta Jesus Cristo como nosso Resgatador
Considerações gerais
Este livro recebe o nome de sua heroína maior, Rute, a moabita que através de seu amor para com o povo de Deus e para com o próprio Deus foi tremendamente abençoada, vindo fazer parte da linhagem do próprio Cristo tornando-se bisavó de Davi e avoenga de Cristo.
Quanto a sua autoria
O autor é anônimo. Porém a tradição judaica atribui a Samuel a escrita deste livro, e isto não discordaria da evidência interna. O fato de que o relato conclui com a genealogia de Davi sugere que o escritor estava a par do propósito de Deus com respeito a Davi. Isto se ajustaria a Samuel, pois foi ele quem ungiu a Davi para ser rei. Por isso, teria sido também apropriado que Samuel fizesse um registro dos ancestrais de Davi (I Samuel 16:1, 13).
Seu tema
A história de Rute é o tema do livro. Esta é uma história simples que nos ensina das bênçãos que vieram à moabita Rute (Gn 19:37; Nm 21:13) em razão do seu amor para com Deus e o seu povo Israel. Este livro explica-nos também o papel desta moabita na linhagem de Davi, o grande rei de Israel. Trata da transformação de uma moabita pela qual ela tornou-se bisavó de Davi (4:13,17). Mostra-nos a liderança oculta da providência de Deus na vida de uma família (2:3), preservando-a para Israel. Desta veio o grande Davi e posteriormente o maior (segundo) Davi (Cristo).
Seu objetivo
O objetivo deste livro parece ser duplo:
1° Restaurar o animo religioso e o amor de duas mulheres de países diferentes numa época de rivalidade inter-racial, violência e idolatria.
2° Lembrar a relação genealógica de Davi com Moabe e também mostrar a linhagem marcadamente gentia na linha genealógica do Messias vindo através de Raabe, a Cananéia e Rute a Moabita pelo lado materno.
Ensinos do livro de Rute
1° A história de Rute nos ensina que nem sempre as coisas acontecem como planejamos (1:1-5)
2° A história de Rute ensina que as pessoas reagem de maneira diferente diante da mesma situação (1:8-14)
3° A história de Rute ensina o preço alto que precisamos pagar por causa da fidelidade a Deus e ao próximo (1:15-17).
4° A história de Rute ensina que Deus recompensa o esforço que fazemos para demonstrar fidelidade a ele e ao próximo (4:9-12).
0 Comments:
Post a Comment