Livro de Juízes

terça-feira, 29 de julho de 2008

2.2- Livro de Juízes

Apresenta Jesus Cristo com Nosso Juiz Libertador

Considerações gerais

No cânon Cristão o livro de Juízes ocupa o segundo lugar na divisão dos livros históricos, vindo logo após o livro de Josué. A palavra hebraica traduzida por “Juízes” significa “os que julgam ou governam” (lideres), “libertadores”, ou “salvadores”. O livro recebeu o nome de Juízes por causa do caráter do trabalho dos seus heróis, pessoas levantas por Deus para salvar as tribos de Israel dos seus inimigos (2:16). Essas pessoas além da sua função em alguns casos de julgar o povo (4:4-5) executavam o julgamento de Deus sobre os opressores de Israel (11:27). De modo geral eram os juízes lideres e libertadores (3:9-10). O livro narra à época mais escura de toda história de Israel. A vida moral era de nível baixíssimo e a vida religiosa estava em condição sincrética. O Senhor era conhecido como o Deus do povo, mas muitas vezes Ele foi cultuado como um dos baalins. Outras vezes o povo simplesmente cultuava os baalins.

Quanto a sua autoria

É uma obra anônima, embora haja uma tradição judaica de que fosse escrita por Samuel. Semelhante a Josué há elementos anteriores e posteriores ao livro:

Anteriores

a. O cântico de Débora (cap. 5)

b. Os Jebuseus em Jerusalém (1:21, cf. 2 Samuel 5:6-9)

c. Sidom ainda é a cidade principal da Fenícia (3:3). Tiro tornou-se cidade principal no século doze a.C

d. Os cananeus estavam ainda em Gezer (1:29).

Posteriores

a. Siló tinha sido destruída (18:31 [cerca de 1100 a.C]; 1 Sm4:12; 7:2; Jr 7:14; 1 Rs14:4).

b. Implicação de uma data durante o período da monarquia (17:6; 18:1; 21:25).

c. Implicação de uma data depois do início das invasões assírias (18:30 [740 a.C, 2Rs 15:17-22]).

Desenvolvimento

Segundo alguns a sua composição teria seguido o seguinte desenvolvimento:

a. Traduções orais, do século décimo segundo ao século décimo antes de Cristo.

b. Traduções escritas, do século décimo segundo ao nono século antes de Cristo.

c. Forma final, cerca do sexto século antes de Cristo (LaSor, p.221).

Seu tema

O seu tema é a história dos juízes (2:12-19; 3:7-11). O livro de juízes relata o governo de treze juízes sobre Israel desde a morte de Josué até os dias de Eli e Samuel. Os israelitas constantemente desobedeciam a Deus e caiam nas mãos de países opressores. Estes juízes foram constituídos por Deus para os livrar da opressão, pode-se destacar como tema a seguinte seqüencia: “pecado, punição, súplica e o envio de um salvador”.

Seu objetivo

O livro de Juízes tem por objetivo a preservação do registro do caráter histórico de Israel durante o período em que este não tinha um líder nacional enfatizando a necessidade de um rei teocrático. Os muitos ciclos de fracasso e castigo salientam repetidamente a verdade deuteronômica de que o abandono da fé no Senhor traz inevitavelmente o castigo da servidão e o caos.

Ensinos do livro de Juízes

1º O pecado leva ao castigo, mas arrependimento leva a libertação e paz

2º Aquele que é dedicado ao Senhor pode ser usado por Ele

3º O estabelecimento dos Israelitas em Canaã ensina que devemos consultar ao Senhor antes da realização de qualquer empreendimento humano (Jz 1:1,2).

4º O estabelecimento dos israelitas em Canaã ensina que devemos unir nossas forças na realização do trabalho de Deus (Jz 1:3-7)

5º O estabelecimento dos israelitas em Canaã ensina que se Deus é por nós, ninguém pode nos vencer (Jz 1:4,17-19).

6º O período de juízes ensina que as promessas de Deus precisam ser possuídas pelo seu povo (Jz 2:6)

7º O período de juízes ensina que o povo precisa de lideres comprometidos com o Senhor (Jz 2:7).

8º O período de juízes ensina que a falta de liderança espiritual firme conduz o povo a um completo esquecimento de Deus (Jz 2:10).

9º O período de juízes ensina que a ira do Senhor se acende contra cristão infiéis (2:14-15).

10º O período de juízes ensina que Deus atende o clamor sincero dos seus filhos (Jz 2:16-18).

0 Comments: