2.8- Livro de Ester

terça-feira, 29 de julho de 2008

2.8 – Livro de Ester

Apresenta Jesus Cristo como Nosso Advogado

Considerações gerais

No cânon cristão ocupa o ultimo lugar dos livros históricos. O direito de o livro ocupar um lugar no cânon da Escritura tem sido grandemente contestado. O nome de Deus não aparece nele, enquanto que um rei pagão é mencionado mais de cento e cinqüenta vezes. Não há alusão à oração nem a nenhum tipo de serviço espiritual, com a possível exceção do jejum, mas, sem dúvida, ocupa um lugar na Palavra de Deus por seu ensino velado da providência protetora em conjunção com o povo de Deus e a certeza da retribuição que alcança seus inimigos.

Quanto a sua autoria

Embora seu nome nos seja desconhecido, o autor deste livro era, sem dúvida alguma, um judeu (o nacionalismo judaico permeia todo o relato) que conhecia pessoalmente o reino de Assuero e o palácio em Susã. É bem possível que o livro tenha sido escrito pouco depois do final do reino de Assuero, uma vez que a administração dele é mencionada no pretérito (10:2-3).

Seu tema

A libertação dos judeus por meio da rainha Ester. A soberania e providência de Deus para com o seu povo.

Lições extraídas do livro de Ester

a) O anti-semitismo não é a vontade de Deus. Não devemos ter nenhum tipo de preconceito.

b) O povo de Jesus Cristo pode ser também o objeto do ódio do mundo (João 15:18-20): Devemos suportar em amor toda e qualquer perseguição.

c) O povo de Jesus Cristo não deve optar pelo método de vingança empregado por estes judeus contra seus inimigos (Dt 32:35; Mt 26:52; Rm 12:19): O Mestre nos ensinou a amar nossos inimigos e orar por quem nos persegue.

0 Comments: