Lista das possíveis dúvidas e contradições no livro de Ester

sábado, 26 de julho de 2008

Dúvidas e “contradições” do livro de Ester.

Segue-se abaixo uma lista das possíveis dúvidas e supostas contradições ocorrentes no livro de Ester. A lista está organizada em ordem de versículos.

Ester – Como poderia este livro fazer parte das Sagradas Escrituras, se o nome de Deus nem mesmo é mencionado nele?

Muito embora o nome de Deus esteja ausente, é evidente que a mão de Deus se faz presente. O livro todo excede em menções à providência de Deus para com as situações humanas. De tal forma Deus dirigiu as pessoas envolvidas na narração, que Ele colocou a pessoa certa precisa e exatamente no lugar e no momento certo. Como Mordecai observou: “e quem sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha”? (Et 4:14).

Além disso, o nome de Deus é encontrado no livro de Ester na forma de um acróstico. Em quatro pontos cruciais da história (1:20; 5:4; 5:13; 7:7), duas vezes para a frente e duas vezes em sentido inverso, o nome de Deus (YHWH) está presente. O judeu devoto certamente reconheceria isto, ao passo que os persas não. Pode ter sido desta forma que Deus tenha preservado o seu nome sagrado da perversão pagã.

Mesmo à parte de qualquer menção explícita do nome de Deus, a mão dEle dirigindo as situações dos homens é por demais evidente em toda a narrativa. Contudo, o agir com toda a liberdade moral por parte de cada participante é perfeitamente preservado.

Embora possa, Deus não precisa invadir os processos normais das coisas do dia-a-dia para realizar a sua vontade. A sua providência entremeia-se delicadamente com os atos e com as decisões das pessoas, de forma que Ele realiza toda a sua vontade com uma divina perfeição e precisão, não violando a liberdade de escolha humana.

O livro de Ester como nenhum outro, revela a invisível providência sobrenatural de Deus na direção de toda a sua criação, de acordo com o boom propósito da sua vontade. Mesmo com a explícita ausência do nome de Deus, Ester nos faz lembrar que Deus está sempre presente no controle da situação.

Ester 4:16 – Ester não teria desobedecido ao governo humano, o que é contrário à vontade de Deus?

Às vezes é necessário desobedecer ao governo humano, isto é, quando ele nos compele a pecar. Por exemplo, se o governo diz que não podemos orar a Deus (Dn 6), ou que devemos adorar um ídolo (Dn 3), ou que temos de matar bebês inocentes (Êx 1:15-21), então temos de desobedecer.

No caso de Ester, entretanto, não havia lei alguma que a compelisse a pecar. Mas nem assim ela desobedeceu à lei do país, já que esta permitia que uma pessoa, não tendo sido chamada, se apresentasse perante o rei por seu próprio risco (Et 4:11). Sabendo o que a lei dispunha, e aceitando o risco de sua vida, Ester foi até o rei para salvar a vida do seu povo. Neste caso não houve necessidade de desobedecer à lei, nem houve nada que tivesse constrangido a matar alguém ou cometer qualquer tipo de pecado.

0 Comments: