Livro de Gênesis

terça-feira, 29 de abril de 2008

1.1- Livro de Gênesis.

Considerações gerais.

Em hebraico o titulo deste livro é “No principio” (Bereshit), conforme a tradição este titulo é apresentado na introdução do livro (Gn 1:1). O livro de Gênesis trata de forma panorâmica sobre a criação e história da humanidade, e de forma enfática a respeito da Aliança do Eterno com os patriarcas de Israel. Desta forma se ocupa em dar um panorama geral dos eventos históricos dos primeiros tempos. Assim como das genealogias.

Quanto a sua autoria.

Acredita-se que o livro de Gênesis tenha sido escrito por Moisés (embora ele viesse a morrer antes do final do Pentateuco), ou por cronistas próximos a ele. Supõe-se ter sido escrito por volta de 1445-1405 a.C.

Período Histórico a que se refere.

Desde o inicio da Criação até a morte de José. Cerca de 4004 a 1689 a.C.



Seu Tema.

O tema do livro de Gênesis é “principio, origem, começo”. Isso fica evidente logo na primeira sentença do livro, aonde escrito está: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

Principais Personagens.

Os principais personagens do livro de Gênesis são: Adão e Eva, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e Josué.

Como o livro de Gênesis veio a ser canônico.

Desde do começo, os primeiros cincos livros que compõem o conjunto dos canônicos como parte das Escrituras Hebraicas, foram aceitos pelos judeus como documentos autênticos. Assim, nos dias de Davi, os eventos registrados de Gênesis a Primeiro Samuel eram plenamente aceitos como a verdadeira história da nação e dos tratos de seu Deus com eles.No entanto, adversários das Escrituras Hebraicas têm atacado fortemente o Pentateuco, em particular no que tange à autenticidade e à autoria. Por outro lado, ironicamente a reconhecimento dos judeus, de que Moisés foi o escritor do Pentateuco, podemos salientar o testemunho de antigos escritores, alguns dos quais eram inimigos dos judeus. Hecateu de Abdera, o historiador egípcio Mâneto, Lisímaco de Alexandria, Eupolemo, Tácito e Juvenal, todos atribuem a Moisés o estabelecimento do código de leis que distinguia os judeus das outras nações, e a maioria menciona em especial que ele assentou suas leis por escrito. Numênio, o filósofo pitagórico, até mesmo menciona Janes e Jambres como os sacerdotes egípcios que opuseram a Moisés. (2 Tim. 3:8) Estes autores abrangem um período que se estende do tempo de Alexandre (quarto século a.C), quando os gregos se interessaram pela primeira vez na história judaica, ao do Imperador Aureliano (terceiro século d.C). Muitos outros antigos escritores mencionam Moisés como líder, governante ou legislador. Por tanto como o livro de Gênesis foi escrito por alguém que, falando em nome de Deus, foi abonado por Deus e aceito pelo povo de Deus (e reconhecido até por inimigos), podemos concluir que ele é estritamente canônico.

0 Comments: