Lista das possíveis dúvidas e contradições do Livro de Gênesis parte 1

terça-feira, 29 de abril de 2008

Todas as listas de dúvidas e contradições contidas neste blog foram retiradas do livro "Manual popular de Dúvidas, Enigmas e "contradições" da Bíblia" (Norman Geisler e Thomas Howe, Editora mundo Cristão, São Paulo,1992).

Duvidas e “contradições” de Gênesis.
Segue-se abaixo uma lista das possíveis duvidas e supostas contradições ocorrentes no livro de Gênesis. A lista esta organizada em ordem de versículos.

Gênesis 1:1 – Como o universo pode ter tido um “princípio”, se a ciência moderna diz que a energia é eterna?
Há um conflito de opiniões aqui, mas na realidade não há contradição alguma. A evidência dos fatos indica que o universo não é eterno, mas que realmente teve um principio, tal como a Bíblia diz. Algumas observações são relevantes para entendermos esta questão.
Em primeiro lugar, a Primeira Lei da Termodinâmica, com freqüência, é incorretamente enunciada com a expressão: “a energia não pode ser criada”. Entretanto a ciência baseia-se na observação, e afirmações como esta – que diz que a energia não pode ser criada – não se baseiam na observação (como qualquer afirmação que use “pode” ou “não pode”), mas são observações dogmáticas. A Primeira Lei da Termodinâmica deveria ser corretamente enunciada da seguinte maneira: “[Até o ponto em que se pode observar] o total de energia presente no universo permanece constante”. Ou seja, pelo que se sabe, a quantidade presente de energia no universo não esta diminuindo nem aumentando. Posto desta forma, a Primeira Lei da Termodinâmica não faz referência alguma quanto à origem da energia nem quanto ao tempo em que ela está presente no universo. Assim ela não contradiz a declaração de Gênesis de que Deus criou o universo.
Em segundo lugar, outra lei científica perfeitamente aceita é a Segunda Lei da Termodinâmica. Ela afirma que “o total da energia utilizável no universo está diminuindo”. De acordo com esta lei, o universo está decaindo. Sua energia está sendo transformada em calor, que não é utilizável. Sendo assim, o universo não é eterno, porque, se o fosse, a sua energia utilizável já se teria esgotado há muito tempo. Ou, em outras palavras, se o universo está se desfazendo (tendo a sua energia degradada), então houve um tempo em que toda a energia foi feita. Se houvesse uma quantidade infinita de energia, ela não estaria decaindo no universo. Portanto, o universo teve um principio, tal como Gênesis 1:1 diz.

Como o autor de Gênesis podia saber o que aconteceu na criação, antes mesmo de ele haver sido criado?
É claro que houve uma testemunha ocular da Criação – Deus, o Criador. Estes capítulos, obviamente, são um registro da criação, que foi especificamente relatada por Deus a Moisés, por meio de uma revelação especial. A tendência para se fazer perguntas tais como: “Como o cronista poderia saber que os minerais precederam as plantas e estas, os animais?”, denuncia um preconceito contra o sobrenatural e uma recusa a considerar explicações alternativas, que não a proposta pela ciência naturalística.

Gênesis 1:14- Como poderia haver luz antes de o sol ter sido criado?
O Sol não é a única fonte de luz do universo. Além disso, é possível que ele já existisse desde o primeiro dia, tendo somente aparecido ou se feito visível (com a dissipação da neblina) no quarto dia. Vemos luz num dia nublado, mesmo quando não nos é possível ver o sol.

Gênesis 1:26- Por que a Bíblia usa o plural da primeira pessoa, quando Deus se refere a si mesmo?
Têm sido dadas muitas explicações no decorrer da história. Alguns comentaristas dizem que esse foi meramente um caso em que Deus estava se referindo aos anjos. Mas isto é improvável, já que no versículo 26 Ele diz: “Façamos o homem à nossa imagem” e que o versículo 27 esclarece: “criou Deus... o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou”, não à imagem dos anjos.
Outros têm declarado que o plural refere-se à Trindade. No NT (por exemplo, Jo 1:1) está claro que o Filho estava envolvido na criação dos céus e da terra. Gênesis 1:2 indica ainda que o Espírito Santo Também estava envolvido no processo da criação. Entretanto, estudantes da gramática hebraica destacam que o plural é requerido simplesmente porque a palavra empregada no original para Deus é Elohim, que é uma palavra no plural (“Também disse Deus [Elohim, no plural]: ‘Façamos [no plural] o homem à nossa [no plural] imagem’”). Conseqüentemente, argumentam eles, esta afirmativa não pode ser usada para provar a doutrina da Trindade.
Ainda outros têm afirmado que o plural é empregado como uma figura de linguagem, chamada plural majestático. Com este emprego, Deus estaria falando a seu respeito de maneira a indicar que todo o seu poder e sabedoria estariam envolvidos na criação do homem.
Como foi observado, o uso do plural é feito em concordância com a palavra hebraica Elohim (no plural), a qual é traduzida por “Deus”. O fato de o substantivo “Deus” ser plural no hebraico não quer dizer que aja mais de um Deus, ou que seja uma referência a Deus como sendo um grupo de astronautas extraterrestres. Há um grande número de passagens no NT que se referem a Deus com o substantivo grego correspondente a Theos, que é uma palavra singular e também é traduzido com “Deus” (Mc 13:19; Jo 1:1; Ef 3:9; etc.).
O plural da palavra hebraica propicia um sentido mais abrangente, mais majestático ao nome de Deus. Convém observar, entretanto, que o NT ensina com clareza que Deus é uma Trindade (Mt 3:16-17; 2Co 13:13; 1 Pe 1:2) e, embora a doutrina da Trindade não seja completamente desenvolvida no AT, ela é vislumbrada em muitas passagens (cf. Sl 110:1; Is 63:7, 9-10; Pv 30 :4).

Gênesis 1:27- Adão e Eva foram pessoas reais, ou apenas um mito?
Há uma boa evidencia para crermos que Adão e Eva tenham sido pessoas reais. Primeiro, Gênesis 1-2 apresenta-os como pessoas reais e até mesmo narra os principais acontecimentos de suas vidas (o que é histórico). Segundo, eles tiveram filhos que foram pessoas reais, que também tiveram filhos reais (Gn 4:1, 25; 5:1ss).
Terceiro a mesma frase (“são estas as gerações de”) usada para registrar dados históricos posteriores em Gênesis (6:9; 9:12; 10:1, 32; 11:10, 27; 17:7, 9) é empregada com Adão e Eva (Gn 5:1). Quarto, cronologias posteriores do AT colocam Adão no topo da lista (1 Cr 1:1). Quinto, o NT põe Adão no inicio da lista dos antecedentes de Jesus (Lc 3:38). Sexto, Jesus referiu-se a Adão e Eva como os primeiros “macho e fêmea”, fazendo da união física deles a base do casamento (Mt 19:4). Sétimo, Romanos afirma que a morte reinou no mundo trazido por um “Adão” literal (Rm 5:14). A comparação entre Adão (o “primeiro Adão”) e Cristo (o “ultimo Adão”) em 1 Co 15:45 manifesta que Adão é tomado literalmente como uma pessoa histórica. Nono, a declaração histórica de Paulo que “primeiro foi formado Adão, depois Eva” (1 Tm 2:13) revela que ele fala de uma pessoa real.
Décimo, é lógico que teve de haver um primeiro casal real de seres humanos, macho e fêmea, pois, caso contrário, a raça humana não teria como começar a existir. A Bíblia chama a esse casal, que de fato existiu, de “Adão e Eva”, e não há por que duvidar de sua real existência.

Gênesis 2:1- Como o mundo pôde ser criado em seis dias?
Há basicamente duas maneiras de solucionar esta dificuldade.
Primeiro, alguns eruditos argumentam que a ciência moderna não está certa. Insistem em dizer que o universo tem apenas alguns milhares de anos e que Deus criou todas as coisas em seis dias literais (6 dias de 24 horas, ou seja, 144 horas). Para sustentar sua posição eles apresentam os seguintes pontos:
1. Cada dia do Gênesis tem “tarde e manhã” (cf. Gn 1:5, 8, 19, 23, 31), o que é próprio do dia de 24 horas na Bíblia.
2. Os dias foram numerados (primeiro dia, segundo dia, terceiro dia etc.), uma característica peculiar dos dias de 24 horas na Bíblia.
3. Êxodo 20:11 compara os seis dias da criação com os seis dias de uma semana (literal) de trabalho de 144 horas.
4. Há evidência científica que suporta uma idade jovem (de milhares de anos) para a terra.
5. Não haveria como a vida sobreviver milhões de anos do dia três (1:1) ao dia quatro (1:14) sem luz.
Outros eruditos da Bíblia afirmam que o universo pode ter bilhões de anos, sem que com isso se esteja sacrificando um entendimento literal de Gênesis 1 e 2. Argumentam que:
1. Os dias de Gênesis 1 podem ter tido um período de tempo antes da contagem dos dias (antes de Gênesis 1:3), ou um intervalo de tempo entre os dias. Há intervalos em outras partes da Bíblia (como em Mateus 1:8, onde três gerações são omitidas, em comparação com 1 Crônicas 3:11-14).
2. A mesma palavra hebraica para “dia” (yom) é empregada em Gênesis 1 e 2 como um período de tempo maior que 24 horas. Por exemplo, Gênesis 2:4 faz uso desta palavra no sentido do período total da criação de seis dias.
3. Às vezes a Bíblia emprega a palavra “dia” para longos períodos de tempo: “Um dia é como mil anos” (2 Pe 3:8; cf. Sl 90:4).
4. Há alguns indícios em Gênesis 1 e 2 de que os dias poderiam ser períodos maiores que 24 horas:
a) No terceiro “dia” as árvores cresceram da semente à maturidade, e produziram semente segundo a sua espécie (1:11-12).
b) No sexto “dia” Adão foi criado, foi dormir, deu nome a todos os (milhares de) animais, procurou por companhia, foi dormir, e Eva foi criada de sua costela. Tudo isso parece exigir um tempo bem maior que 24 horas.
c) A Bíblia diz que Deus “descansou” no sétimo dia (2:2), e que ele ainda está no seu descanso da criação (Hb 4:4). Assim, o sétimo dia já tem tido uma duração de milhares de anos. Dessa forma os outros dias bem que poderiam ter tido milhares de anos também.
5. Êxodo 20:11 pode estar fazendo simplesmente uma comparação de unidade por unidade dos dias de Gênesis com uma semana de trabalho (de 144 horas), e não uma comparação minuto a minuto.
Não se demonstra contradição alguma em fatos, entre Gênesis 1 e a ciência. Há apenas um conflito de interpretações. Ou os cientistas de hoje em sua maioria estão errados ao insistirem que o mundo tem bilhões de anos, ou então alguns dos intérpretes da Bíblia estão equivocados ao insistirem em dizer que foram apenas 144 horas que durou a criação, ocorrida há alguns milhares de anos antes de Cristo, sem intervalos de tempo correspondentes a milhares de anos. Mas, em qualquer dos casos, não se trata de uma questão de inspiração das Escrituras, mas de sua Interpretação (em relação a dados científicos).

Gênesis 2:19- Por que Adão não morreu no dia em que comeu do fruto proibido, como Deus dissera que aconteceria?A palavra “dia” (yom) nem sempre significa um dia de 24 horas. “Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem” (Sl 90:4; cf. 2 Pe 3:8). Assim realmente, Adão morreu dentro de um dia, neste sentido. Ainda, Adão começou a morrer fisicamente no exato momento em que pecou (Rm 5:12), e ele morreu também espiritualmente naquele preciso instante em que pecou (Ef 2:1). Portanto Adão morreu de diversas formas, cumprindo assim o pronunciamento de Deus (em Gn 2:17).

0 Comments: