Livro de Deuteronômio

terça-feira, 29 de abril de 2008

1.5 Livro de Deuteronômio

Considerações gerais

Do grego “Segunda Lei”, em hebraico é chamado de Devarim (palavras) de acordo com o primeiro versículo deste livro. Deuteronômio trata da explanação da Lei por parte de Moisés para o povo de Israel que queria entrar em Canaã, e que não havia presenciado o Eterno outorgar as tábuas da Lei e nem passado por toda a peregrinação.
Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. Moisés enfatiza a obediência em conseqüência do amor: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e com todo o teu entendimento". Também é enfatizado o "caminho da benção e da maldição", no qual Deus previne o povo a seguir seus mandamentos, pelos quais o povo ou seria abençoado, ou receberia maldições (porém, caso se arrependesse e voltasse a seguir de coração a Deus, Ele se arrependeria e perdoaria o povo).

Quanto a sua autoria

A autoria deste livro é atribuída ao profeta Moisés tanto pela tradição Cristã quanto pela Judaica.

Período a que se refere

O tempo abrangido pelo livro de Deuteronômio é um pouco superior a dois meses, no ano de 1473 AC. Foi escrito nas planícies de Moabe.

0 Comments: