Lista das possíveis dúvidas e contradições do Livro de Gênesis parte 2

terça-feira, 29 de abril de 2008

Gênesis 2:19- Como podemos explicar a diferença que há na seqüência dos atos da criação, em Gênesis1 e 2?
Gênesis 1 dá a seqüência dos eventos; Gênesis 2 fornece mais informações a respeito deles. O Capítulo 2 não contradiz o capítulo 1, porque não afirma exatamente quando foi que Deus criou os animais. Simplesmente diz que Ele trouxe os animais (que anteriormente) criara a Adão para que este lhes desse nome. O ponto principal no capítulo 2 é a ação de dar nome aos animais, não a de cria-los. Gênesis 1 delineia, de forma geral, os eventos, e o capítulo 2 nos fornece detalhes. Tomados juntos, os dois capítulos formam um quadro harmonioso e mais completo dos atos da criação. As diferenças, então, podem ser resumidas da seguinte maneira:
Gênesis 1 - Gênesis 2
Ordem cronológica - Ordem de tópicos
Visão geral - Detalhes
Criação dos Animais - Nomeação dos Animais

Gênesis 3:5 – O homem foi feito como Deus ou tornou-se como Deus?
Gênesis 1:27 e Gênesis 3:22. Estas duas passagens estão abordando duas coisas diferentes. Gênesis 1 esta falando de uma virtude humana por criação, ao passo que Gênesis 3 está se referindo ao que o homem conseguiu por aquisição. A primeira passagem refere-se a Adão e Eva antes da queda, e a segunda refere-se a eles antes da queda, e a segunda refere-se a eles depois da queda. A primeira tem que ver com a natureza deles, e a segunda com o seu estado. Pela criação Adão não era conhecedor do bem e do mal. Uma vez tendo pecado, porém, ele conheceu o bem e o mal. Quando essas diferenças são compreendidas, não há conflito algum.

Gênesis 3:8 – Como Adão e Eva poderiam sair da presença de Deus, sendo Deus onipresente?
Este versículo não está abordando a onipresença de Deus, mas está falando de uma visível manifestação dele (cf. v. 24). Deus está em toda parte em sua onipresença, mas Ele se manifesta de tempos em tempos, em certos lugares e por certos meios, tais como uma sarça ardente (Êx 3), uma coluna de fogo (Êx 13:21), fumaça no templo (Is 6) e assim por diante. É nesse sentido restrito que alguém pode sair “da presença do Senhor Deus”.

Gênesis 4:5 – Deus faz acepção de certas pessoas?
Antes de mais nada, Deus não faz acepção alguma de quem quer que seja, respeitando cada um pelo que é, por ser uma criatura feita à sua imagem e semelhança (Gn 1:27). Não fosse assim, ele estaria desrespeitando a si próprio. Quando a Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas, ela quer dizer que Ele não demonstra parcialidade alguma na aplicação de sua justiça. Como diz Deuteronômio 10, Deus “não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno” (v. 17). Em outras palavras Deus é completamente justo e imparcial em seus procedimentos.
Entretanto, há um sentido em que Deus discrimina algumas pessoas, por causa de seus atos perversos. Ele não se agradou de Caim e de sua oferta (Gn 4:5) porque ela não foi oferecida com fé (Hb 11:4). A Bíblia fala ainda que Deus aborreceu Esaú (Ml 1:3) e odiou a obra dos nicolaítas (Ap 2:6), não por causa da pessoa ou das pessoas, mas por causa dos atos delas. Como João disse aos crentes de Éfeso, eles deveriam odiar “as obras dos nicolaítas” (Ap 2:6). Deus ama o pecador, mas odeia o pecado.

Gênesis 4:17- Como foi que Caim conseguiu uma esposa?
Caim casou-se com uma irmã (ou talvez com uma sobrinha).A Bíblia diz que Adão “teve filhos e filhas” (Gn 5:4). Com efeito, como Adão viveu 930 anos (Gn 5:5), ele teve muito tempo para ter muitos filhos e filhas! Caim pode ter se casado com uma das suas muitas irmãs ou, quem sabe, com uma sobrinha, se quando se casou seus irmãos e irmãs já tivessem filhas crescidas. Neste caso, obviamente, um de seus irmãos teria se casado com uma irmã.

0 Comments: